Lamentos de um Negro

Lamentos de um negro para Zumbi dos Palmares

És o ícone maior da resistência negra!
Desta sua própria vida em favor da nossa libertação!
Baseastes sua vida na máxima dos grandes mártires: “morrer, sim, entregar-se nunca”.
Saiba que eu me preocupo com a possibilidade de sua ardente chama da resistência apagar-se dentro do nosso peito, uma vez que não fomos educados para valorizar o seu ideal e a história dos nossos antepassados, cujas vidas de luta - direta ou indireta - foram tão louváveis quanto a sua.
Nós ainda aprendemos com os “dominadores”, Zumbi!
Ainda precisamos tomar deles o poder sobre o conhecimento, já que o poder sobre os nossos corpos e as nossas vontades foi amainado, existindo, ainda, de maneira sutil.
Privilegiados são aqueles que crescem em comunidades em que a cultura negra é proeminente. Eles podem participar de festividades que ensinam aquilo que a escola não transmite.
O fundo dos quintais são uma escola que eu não tive acesso em minha infância.
Mitologias, ritimicidades, físicas, metafísicas, religiosidades e geopolíticas que, somente em idade avançada, vim a descobrir.
Ah!, Zumbi, tantos jongos em noite de luar que eu perdi. Tantos partidos altos em que eu não pude improvisar nem bater na palma da mão.
Apesar de eu ter crescido no morro da mangueira, a religiosidade protestante afastou-me das nossas tradições. Aprendi o credo que sataniza a África: o pai nosso que estais no céu e que, infelizmente, discriminava as tradições dos negros.
Diz-me se a oralidade se perdeu!
Diz-me se é possível que ela encontre a morada das letras impressas e da internet!
Digo-te que, assim como você, outros meninos têm nascido livres em seus “palmares”, mas são "vendidos" como “escravos” do consumo e da individualidade, e que, tal como tu fostes educado para luta e para reassumir palmares e ser o seu libertador, eles precisam dessa mesma educação.
Zumbi, a luta continua - e como continua! - no campo psicossocial. A nova estratégia de guerra deles é o ataque a nossa autoestima e a promoção de uma educação sem qualidade. Eles continuam nos querendo analfabetos, incultos e aculturados.
Escute o nosso lamento triste!
Transforma-nos em seres mais altivos e mais educados!