Ana Rosa

Ode à Ana Rosa Faria
Homenagem do Dr. Sérgio Francisco Luiz


Para falar de um ser tão extraodinário como Ana Rosa, recorrerei às palavras de outro extraodinário, Luiz Vaz de Camões, que proclamaram que " Tudo vale a pena, se alma não é pequena". A que se referia o poeta, se não à valorização incondicional da vida, principalmente, quanto este se aventura a realizar o era até então impossível? E o impossível não é o bem comum?
Nos dias de hoje, as almas tornaram-se ainda mais suscetíveis a "pequenices". A única salvação de um viver mesquinho, caso se deseje uma, é possuir ideais humanistas, coletivos e audaciosos: Ana rosa os tinhas todos. Sua alma era do tipo raro e grandioso.
Nós consideramos ser demasiado curto o tempo que nos é dado para concretizar esses ideais e para vê-los dar os frutos que esperamos. E o axioma "qualidade é impáres, como a de Ana Rosa, foram emblemáticas do aproveitamento das oportunidades, da coragem diante das adversidades e do amor aos seus e à humindade.
Ana Rosa era mulher. Sua luta contra as desigualdades de gênero a colocaria ao lado das grandes mulheres de nossa História. Ana Rosa era uma mulher negra. Sua guerra para instituir uma sociedade racialmente equitativa a colocaria ao lado das grandes militantes humanistas de nossa História. Ana Rosa tinha uma doença desleal, que, aos poucos, debilitou seu copro, mas não acometeu seu espírito. Este manteve-se forte, como, sempre, uma vez que ser psicóloga, poetisa, escritora, esposa e militante, tal qual Ana Rosa foi, exige muita bravura.
Nosso site www.destaquenegro.com.br faz parte do projeto de um mundo melhor sonhado por Ana Rosa. Ele é o encontro de tantos outros sonhos que acharam aqui uma oportunidade para se realizarem. Enquanto damos continuidade a sua obra, Ana Rosa está em paz. E, até estamos em paz, assim como ela, continuaremos na luta por um amanhã mais justo. Você foi muito amada, Ana Rosa. É uma pena não termos tido o mesmo dom que o seu e de Camões, o da palavra, para ter expressado esse sentimento, enquanto você estava entre nós. Esperamos que nossas atitudes tenham valido mais do que as "mil palavras" de carinho que teríamos dito, se pudéssemos.
Até um dia,

Sérgio Francisco Luiz


Valeu... Ana Rosa ,
Povo Negro agradece!



No dia 03 de setembro de 2010, faleceu na cidade de São José dos Campos, a Psicóloga e Escritora Ana Rosa Faria, esposa de Carlos Roberto da Silva, diretor de informática deste projeto. Queremos lembrar a importância de Ana Rosa ao nosso projeto. Umas das fundadoras do Projeto Destaque Negro, idealizadora do Projeto Psicovale (Portal Psicovale) e AVPAF (Associação Vale Paraibana de Portadores de Anemia Falciforme).

Formada pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena -SP - UNISAL . Ana Rosa sempre primou pelo resgate da consciência e identidade do indivíduo, enquanto ser humano único , pleno em potencialidades e , assim o sendo , principal elemento na construção e reconstrução de seu processo existencial , caminhos e resultados .

Acreditava profundamente na capacidade do ser humano em superar os obstáculos, advindos de si ou do meio; e compreendo a Psicologia, como um dos instrumentos essenciais pelo qual esta superação possa se dar .
Em homenagem a Ana Rosa Faria, iremos lança em São José dos Campos, FARF( Fundação Ana Rosa Faria), que levará o seu nome. Pois é de conhecimento de todos que ela era portadores de Anemia Falciforme.

Agradeço aos meus amigos e a comunidade negra de São José dos Campos,que esteve ao meu lado neste momento tão difícil de minha vida. Continuo, lutando pelo sonho de minha falecida companheira. Espero lançar até o ano que vêm o " Livro Sim, Senhora...", livro este , escrito por mim e Ana Rosa.

Obrigado: Dr. Sérgio Francisco Luiz ( Cardiologista), Dr. Paulo Gaia, Advogado Dr. Marcos kramer, Ricardo da Plansef, Viviane Mendes, Dona Conceição, Dona Margarida, Bá, Jorge Luiz, Pastor Robertinho, Corona, Tucano Preto, Nei da Afronorte, Rosa Miranda, James, Gabriela,Regina, Lú Cabeleireiros, Comunidade Negra de São José dos Campos, Marcos Diretor da Clínica Sul, Arquimedes, Regina, Claudinei da Afronorte, Dra. Paula esposa do Dr. Sérgio, Thiago da TVJ, Hospital de Clínicas Sul, Milha família, Tio Zé irmão do Pai da Ana Rosa e Família, Familiares da Ana Rosa e enfim agradeço a todos aqueles que estiveram ao meu lado e especialmente agradeço ao Deputado Estadual Simão Pedro que fez uma homenagem à Ana Rosa no dia 04 de setembro em São Paulo.

Carlos Roberto da Silva
Esposo de Ana Rosa Faria



Nenhum comentário:

Postar um comentário