Consciência Negra

Você sabe o que é Consciência?

Esta aproximando mais uma semana da “consciência negra”, semana em que todas as comunidades negras de todo país comemoram a luta e garra de Zumbi dos Palmares, ícone, referência de igualdade e liberdade do povo negro brasileiro.
Agora vamos entender o que é consciência, esta palavra tão clamada durante esta semana.
Consciência é a capacidade que o homem tem de reconhecer valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações. Ter consciência é aprovar, reprovar nossos atos, ações, ter retidão e respeito aos nossos companheiros e amigos de luta, é enfim reconhecer os valores individuais de cada membro de nossa comunidade.
Quando temos consciência de nossas ações e atitudes, aprendemos viver em comunidade e aprendemos também a repartir e dividir conhecimentos. Melhor ainda aprendemos ser líder de nós mesmos.
Não foi fácil para Jesus liderar o seu grupo, imaginem liderar um grupo com pessoas de diversas personalidades, com saúde psicológica duvidosa. Imaginem 40% do grupo de Jesus eram ansiosos, 35% duvidavam de sua obra, 20% acreditavam em sua obra e 15% eram traidores.
Na verdade não somos Jesus Cristo, mas sabemos que um líder deve reconhecer suas limitações, pois o ápice do ser humano é reconhecer a sua própria falha. O verdadeiro nasceu para servir e não para ser servido.
Antes de Zumbi ser líder do Quilombo dos Palmares, ele foi líder de si mesmo, anulou-se em favor do seu próximo. Zumbi colocou o bem estar e a liberdade seu povo acima de seu interesse pessoal. Será que você é capaz de fazer isto?
Para liderar qualquer movimento ou grupo, devemos conhecer de fato o que é consciência, sermos humildes, respeitar cada membro de nosso grupo e também respeitar os demais movimentos existentes em nossa cidade, região e país.
Se não tivemos consciência, a luta de unificação dos movimentos negros será apenas uma quimera, pois infelizmente os lideres que estão a frente do movimento negro não conhecem a palavra consciência e muito menos, “consciência negra”.
Ao chegar mais uma semana da consciência negra, Pergunto: Estamos no caminho certo?
Esta na hora de mudar este quadro. Não podemos agir com parcimônia sempre na linha de tiro, ainda mais quando o tirador é nosso velho conhecido. O sistema quer sempre disjungir o negro, pois assim se torna presa fácil a ser dominada.
Vamos deixar as diferenças de lado, pois acima de nossas diferenças existe uma causa maior. Lembre-se que a época do nosso grande líder Zumbi dos Palmares, já foi...
Esta na hora de criarmos lideranças com consciência, ou melhor, com consciência negra.
Boa Semana da Consciência Negra, Viva Zumbi dos Palmares.

Texto: Carlos Roberto Silva é Professor de Informática, Web-desing , Diretor do Destaque Negro e Presidente da Associação de Anemia Falciforme Ana Rosa Faria